O QUE É ATIVO FINANCEIRO?

Tempo de leitura: 1 minuto

ATIVO FINANCEIRO é um termo ou expressão muito utilizada por investidores que operam principalmente em bolsa de valores. A origem desse termo vem do balanço patrimonial das empresas que é apresentado por duas colunas. Do lado direito representa o ativo que é o conjunto de bens, valores, créditos e semelhantes que formam o patrimônio de uma firma, do lado esquerdo encontra-se o passivo que são as dívidas e as suas obrigações. No balanço patrimonial os recursos são contabilizados na “entrada” (coluna da direita) e são “ativados” na produção e geração de riquezas e são contabilizados na coluna da esquerda.

Mas, popularmente ativo é tudo que gera recursos financeiros periodicamente para o investidor ou detentor de um direito econômico, até mesmo uma patente pode ser considerada um ativo se gerar recursos.

Principais ativos financeiros de renda fixa e variável

Entre os ativos de renda fixa, os mais comuns são a poupança, títulos públicos, letras de câmbio, fundos de renda fixa, debentures, além dos Certificados Recebíveis Imobiliários (CRI) e os Certificados Recebíveis Agrícolas (CRA).

Já entre os de renda variável podemos destacar principalmente as ações, fundos de ações, fundos multimercado, fundos imobiliários, derivativos, American Depositary Receipts  (ADR), Certificados operações Estruturadas (COE), Exchange-traded fund ( ETF), dentre tantos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *